segunda-feira, 25 de maio de 2009

EDUCAÇÃO

Quem ler o que a seguir é transcrito do blog "La belle vie de Véronique" da minha filha Dora Batalim, pensaria mal de mim se fosse transcrito sem uma explicação prévia.

Sempre tive, e mantenho com as minhas filhas, um relacionamento especialmente de amigos. Nunca lhes bati.

Contudo tiveram desde que nasceram regras de comportamento a respeitar. Quando as infringiam eram corrigida com firmeza e tinham liberdade pr'a se defenderem.

É muito fácil educar crianças e fazer delas homens e mulheres de valor sem as maltratar, desde que os pais as tenham a noção da responsabilidade do que é ter um filho e fazer dele um cidadão integrado na sociedade.

Tive colégios e fui director. Sei o que é lidar com crianças. Educá-las.

Ainda ontem, no casamento da Dora, aos 39 anos, encontrei varias alunas e alunos já licenciados em várias áreas. Foi comovente relembrar como eram pequenos e frágeis e ver como são hoje Mulheres e Homens já com as suas vidas estabelecidas e com filhos grandes, alguns também presentes.

Encontrei aquele que me desafiou pr'a jogar ao carolo ao perde paga porque tinha ganhado aos colegas todos. Aí pensei, estás demasiado arrogante. Tenho que jogar contigo e ganhar para aprenderes que por melhor que se seja pode haver sempre alguém melhor do que nós.

Joguei, ganhei e guardei o carolo pr'a mim.

E sabem o que aconteceu depois?

Os que perderam com ele todos quiseram jogar comigo porque, se me ganhassem, vingavam-se dele.

Ganhei a todos e guardei todos os carolos para que aprendessem à sua custa a relatividade de todas as situações. Mais tarde atirei os carolos ao ar no páteo para eles os apanharem.

E aquele que, perante uma grave patifaria que fez a três colegas meninas, depois de se informar qual era o castigo a aplicar a quem tal tinha feito e tendo eu dito que lhe dava duas estaladas me disse: " Sr. Director, dê-me duas estaladas que fui eu".

E acham que eu fiz o quê?

Pus-lhe o braço por cima, caminhei com ele ao longo da rua e disse-lhe: "Acabas de tomar uma atitude que poucos adultos são capazes de tomar e que foi assumires a responsabilidade e as consequências do teu acto errado e injusto. Por isso não te bato. Faz sempre isso quando errares. Assume sempre a responsabilidade pelos teus actos errados para que possas reclamar os prémios pelos teus feitos heróicos. “

Na Relação com a Dora e com a irmã, ainda hoje há um relacionamento duplo porque há duas formas de se me dirigirem. Se estamos apenas a querer saber notícias uns dos outros, a Dora chama-me de paizão e a Clara de meu lindo ou meu carequinha. Se é um assunto sério, qualquer delas se me dirige tratando-me por pai. Continuamos a ser essencialmente amigos.

Nunca uma foi favorecida em relação à outra. Era e são diferentes e por isso não foram educadas exactamente da mesma maneira. Cada uma mantém a sua personalidade original, moldada e amparada no seu desenvolvimento mas não deformada por uma vontade exterior.

Se duas crianças são diferentes não podem ser educadas da mesma maneira, o mesmo acontecendo com os adultos. Cada um deve ser tratado com respeito pelos parâmetros da sua personalidade desde que ele não se auto exclua e se mantenha enquadrado dentro das normas sociais normais de coexistência e da cidadania. Não há excluídos, salvo alguma excepção. Há auto excluídos.

Tenho autoridade e experiência para dizer que os desmandos da juventude de hoje são culpa e responsabilidade única e exclusiva dos pais.

Coitadas de tantas crianças que têm mães e pais impróprios!

Coitadas de tantas crianças que eram melhor tratadas e educadas se fossem filhas de pais a que chamamos irracionais. Serão? Como pais e mães não, especialmente estas últimas. Quantos humanos deveriam ter vergonha dos "irracionais" no que respeita à educação e acompanha mento dos filhos até serem independentes.

E depois desta introdução, passo agora a transcrever o artigo do Blog da Dora “la belle vie de véronique”:












K especial

Já passaram 100 anos. Não sei quando terá o sr Kellogg chegado a Portugal, mas ainda me lembro da maior felicidade que nos esperava de cada vez que íamos a Londres, eu e a Caia: "cornosflakes" ao pequeno almoço, no bed and breakfast da Esmeralda em Earls Court. Isto quer dizer que se por cá existiam quando tínhamos 5-6 anos, pelo menos não eram assim uma coisa muito habitual. O crunch bom e amarelo torrado a estalar na boca de manhã permitia-nos legitimamente desafiar as regras da boa educação e pôr os vizinhos de mesa a olhar para nós com um sorriso que durava um segundo antes da voz e o olhar severo do pai nos inter romper bruscamente. Até os "cornosflakes" obedeciam, pois amoleciam logo em seguida, afundados no banho do leite quente açucarado, uma papa que durava longos
minutos a ser comida, o tempo do nosso consolo. Adorávamos as viagens a Londres. Anos mais tarde aqui, aprendemos a usá-los com leite frio para que o barulho estaladiço durasse mais tempo, mas não era a mesma coisa.



Nota:-Caia é a irmã Clara que a Dora começou a tratar assim e continua. Duas irmãs que discutiram muito em pequenas mas em cujos desentendimentos nunca me meti. Era problema delas.


Setembro 01, 2006

***

quarta-feira, 20 de maio de 2009

ESCOLA SÀ COUTO-ESPINHO

CASO DA ESCOLA SÁ COUTO EM ESPINHO

Abomino a mentira e a incompetencia, a irresponsabilidade e a ignorancia de quem tem obrigação de saber, o oportunismoe os fins sem olhar a meios.
Declaro solenemente e pela minha honra que não pretendo absolver a Senhora Professora Josefina Rocha dos pecados ou erros em que tenha incorrido mas defendo veementemente que ela deve pagar apenas pelas culpas que tem e que todos e cada um-pessoas e entidades-devem pagar pelas suas. Vai sendo tempo de Portugal ser, não um Estado de Direito, mas um Estado com Direito. Um Estado donde sejam irradicadas as leis desresponsabilizantes e as normas inconstitucionais de que as leis estão eiva das. Um Estado que garanta leis a igual aplicação das das leis a todos em vez de garantir que todos são iguais perante. Isto não é neccessário por está garantido pelo Direito natural. Basta sermos HOMENS nascidos iguais para sermos iguais. Não preciso haver uma lei que o diga.
Foi uma àparte que veio a propósito. Voltemos à escola SÁ COUTO e à Senhora Professora Josefina Rocha.
A SIC, que está a ficar uma TV apasquinada, transmitiu uma gravação feita ilegalmente, por uma aluna na escola SÁ COUTO, dureante um tempo lectivo da referida docente. Mas fê-lo de modo tão mediocre e incompetente que praticamente todos os telespectadores ficaram com a ideia de que o que ouviram foi uma das aulas de educa ção sexual o que não é verdade. O que está na gravação é uma reprimenda da professo ra a uma aluna, não se entendendo se àquela que estava a gravar se a outra.
Reprimenda que resultava do facto de a uma mãe-ou duas-terem apresentado queixa ao Conselho Directivo. E diz a SIC qe há anos que o referido Conselho tinha conhecimen to da situação há anos. Se tinha conhecimento da situação há anos como foi que a situação perdurou até agora? Porque foi que não agiu disciplinarmente antes e só o fez quando a questão veio para a comunicação social? Então os procedimentos discilinares não têm um prazo pr'a ser desencadeados desdo o momento em que a entidade competente toma conhecimento da falta? Tendo o Conselho Directivo tomado conheci mento há anos e tendo deixado passar todos os prazos pr'a agir não deixou que a docente acreditasse que o seu trabalho era aceite como bom? Porque é que não se questiona o CD?
Por outro lado temos outras questões não menos importantes a exigir respostas clara e inequi vocas. Diz o Artº 199º do Código Penal:
1.Quem, sem consentimento:
a) Gravar palavras proferidas por outra pessoa e não destinadas ao público, mesmo que lhe sejam dirigidas; é punido com pena de prisão até um ano ou com pena de multa até 240 dias.
b).......
Ora a aluna violou claramente o Regulamento interno da escola e por isso deve ser exemplar mente punida porque só as causas de exclusão da culpa ou da ilicitude, previstas na lei, fundamentam o desrespeito da mesma e no caso presente as causas de exclusão não se verificam ao contrário do que disse Eduardo Sá. E foi pena, porque Eduardo Sá é psicólogo e da sua área técnica não falou. Falou da área juridica para dizer um disparate para além do comportamento antiético que foi falar absuivamente do que desconhece. O que diria ele se eu fosse analisar os aspectos psicológicos da questão? Portou-se como aqueles portugueses que habituamente sabem de tudo mas no fim não sabem de nada. Curioso foi o facto de a SIC ter aceitado a opinião de Eduardo Sá quanto à questão juridica e não o ter questionado a respeito da área em que ele é especialista.
Claro que se o comportamento da aluna foi grave o da mãe foi muito mais porque:
a) A aluna infrigiu o Regulamento Interno da escola e, por ter mais de setes anos, já responde pela infracção ao Artº 199º do Código penal. Mas, sendo menor ela é representada em Tribunal
pelo adulto por si responsável, penso que o pai ou a mãe.
b)A mãe infrigiu o mesmo Artº 199º do Código Penal por instigação de terceiro fornecendo-lhe os meios, no caso a própria filha, perante quem ela tem o especial dever de cuidado e que devia desincentivar de fazer a gravação caso a aluna pretendesse livremente fazê-la.
Portanto, quer a aluna quer a respectiva mãe devem ser responsabilizadas pelos actos que praticaram. Se a lei está errada revogue-se mas enquanto tal não acontecer tem que ser aplicada.
Devo dizer-vos que, pessoalmente, sou a favor da revogação de norma do Artº 199º do Código Penal com a qual nunca concordei. E mais. Sou a favor da validade dos filmes e fotografias como prova em tribunal. Basta ter presente que esta lei não foi feita para protecção do povo humilde e trabalhador mas para impedir que ele apresente provas insofismáveis contra os grandes criminosos de colarinho e luva branca.

terça-feira, 19 de maio de 2009

LADRÕES E CORRUPTOS

VISÕES

malditos sejam os pequenos, de tamanco.
Muito mais malditos sejam, amaldiçoados,
Os de colarinho branco.

Malditos sejam os políticos que tanto mentem,
Só nos dizem petas.
Malditos sejam, amaldiçoados os grandes
Que se acoitam em Organizações Secretas.

Malditos os polícias, os fiscais que nos pisam.
Amaldiçoados sejam aqueles que em vez de
Investigar desinvestigam.

Malditos os governantes, esses falsários,
Que roubam os nossos impostos
E os dão aos empresários.

Malditos magistrados, indecentes.
Incompetentes.
E por causa dos politicos
Já nem são independentes.

E como se chegou a isto, sabeis?
Quereis saber, pr'a falar?
São os políticos que fazem as leis
Que têm que aplicar.


Lisboa, 23-03-2009
Vitorino Batalim


sábado, 16 de maio de 2009

A UNIÃO EUROPEIA É UMA FRAUDE

Sim, é isso mesmo mesmo.

A União Europeia - e não falo da CEE - não foi criada para benefício dos países que a integram, nem para felicidade dos respectivos povos. Foi criada como peça da globalização que já tinha ao seu serviço a ONU, com todos os seus organismos e a NATO como exército. Daí que a União Europeia tenha progredido apenas no que respeita às unificações económica e judiciária deixando para trás todos os outros pilares. Não progrediu na criação de uma politica externa comum, o que é conveniente para questões como o crime de invasão infundada e injustificada do Iraque e do Afganistão; não progrediu na criação do exército europeu com o consequente abandono da NATO, assim como não progrediu em outras áreas onde teria que progredir para que viesse a ser aquilo que os povos dos países membros pensaram, sem que ninguém lhes tivesse prometido, mas apenas porque era lógico. E porquê? Porque a ONU já é o poder de governo mundial ao serviço dos globalizadores e por eles controlado e a NATO o exercito global dominada pelos mesmo senhores e às suas ordens. A NATO que ao apoiar, à posterior, crimes de guerra dos Estados Unidos e de George Bush e do bando dos quatro dos Açores pode ser apontada como verdadeira organização de mal-feitores. Aí nos Açores George Bush, José Maria Azenar, Tony Blair e Durão Barroso planearam o crime que Bush desencadeou e os outros de imediato apoiaram com tropas no terreno. Eles mesmos, já todos reconheceram que não havia, para invadirem o Iraque ou o Afganistão, as razões que invocaram. Assim sendo porque é que lá continuam os exércitos de ocupação? No Iraque é por causa da água. E no Afganistão? Será o "ópio"? Ou as montanhas de "lápis lazuli"?
A ONU, que através do TPI, está a julgar contendores em guerras civis dentro do mesmo país-caso da ex Jugoslávia - não exige que o mesmo Tribunal prenda George Bush nem os seus comparsas nem sequer que os Estados Unidos tenham que apresentar a julgamento os seus militares com cometerem crimes de guerras e atentaram brutalmente contra os direitos e a dignidade humana de vitimas inocentes. Ainda agora Obama, que não passa de mais um americano às ordens dos globalizadores, recusou a consulta dos relatórios dos polícias envolvidos em interrogatórios em que foram usados processos proibidos pelas leis internacionais de salvaguarda dos direitos humanos. E não se tratou de interrogatórios a criminosos. Tratou-se de violar os mais elementares direitos de vitimas inocentes como o prova o facto de terem sido libertados sem qualquer condenação. E ninguém exige que sejam indemnizados? Por onde andam Carla del Ponto, Ocampo, ou Baltazar Garzon? Especialmente este que mandou prender Pinochet por agir contra quem desrespeitou as leis chilenas mas se cala perante quem prende os que se opõem à lei espanhola. Este mesmo Sr Magistrado que nem diz uma palavra em relação ao responsável pela criação dos GRAPO que assassinaram vários cidadãos espanhóis apenas por suspeita de serem da Eta sem ao menos os prenderem e portanto sem acusação e sem julgamento. Era presidente do governo Filipe Gonzalez.
Senhores Magistrados o que reclamo de vós é aquilo que devíeis dar, por dever e obrigação de funções, sem que ninguém o reclamasse. Independência, imparcialidade e Ética.
Na área económica, onde apesar de dominarem a OMC - Organização Mundial do Comércio - não detinham o domínio completo todas as peças foram colocadas no seu lugar. Temos liberdade de movimentação de pessoas e mercadorias, para acabar com o sentimento e ideia de nacionalidade. Temos um banco da União Europeia ou Banco Central Europeu que transformou os bancos nacionais em simples agência do BCE nas quais os Governos dos países membros não têm qualquer interferência. Note-se a este propósito que, perante o descalabro a que a incompetência - ou intenção? -do Banco de Portugal na fiscalização dos bancos privados deu no que deu, o Governo português que indicou Vítor Constâncio, não pode demiti-lo.

Na área económica os globalizadores, com o seu domínio da União, vão destruindo todas as industrias para que fiquemos apenas com uma União que só presta serviços. Veja-se o que acontece com a indústria naval, a industria automóvel, siderurgia e tudo o que é metalo-mecânica pesada. Globalizado o mundo, todos estes bens serão importados da NAFTA - North Americam Free Trade Association ,constituída pelos Estados Unidos e Canadá como países industriais e o México como fornecedor de mão de obra escrava. Esta é já uma organização semelhante à União Europeia e pretendem que seja no futuro a sede do governo global mas à margem do mundo globalizado porque os povos deles não serão escravizados como nós vamos ser. A NAFTA será a séde do governo mundial- mas onde a abolição do visto de entrada dos cidadãos do resto do mundo nunca se verificará para evitar a livre circulação nesse espaço onde se situa já a cabeça da organização esclavagista do seculo XXI. A NAFTA será sempre um espaço para os privilegiados.
E já agora imaginem como será a repressão. Se no espaço territorial de um país, maior ou menor, um governo de partido único é necessàriamente repressivo tentem antever os métodos que serão usados pelo governo global para impor a mão-de-ferro num espaço tão vasto.
Também na Justiça a União Europeia avançou, mas só aí, para que nos habituemos a obedecer a leis vindas de fora para indelevelmente introduzirem as leis globais.
Os globalizadores criam primeiro vários espaço regionais cujo funcionamento é igual ao da União Europeia e quando todos estiverem criados unificam esses espaços num só. Por isso temos o Mercossul, para a América do Sul, Mercocentro, para a America Central, a Organização Africana, para toda a África e mais outra que está em progresso no extremo oriente, cuja base operacional é o Japão. A China será pulverizada numa infinidade de estados independentes com os quais farão depois depois outra associação que será integrada mais tarde.

E como vão desmantelar a China? Muito simples. Os globalizadores, que controlam tudo o que acontece dentro dos Estados Unidos - por isso têm o presidente que têm agora e que já está a fazer algumas coisas à Bush-, tiveram o cuidado de minar a economia chinesa à medida que ela crescia. Através da corrupção dos dirigentes chineses, levaram a China a comprar uma tão grande parte da divida externa americana que, a qualquer momento, a economia chinesa sucumbirá da noite para o dia e será o caos completo, na China e no Resto do mundo
Como vão fazer isso? Simples e inevitável já. Num dia anoitecerá e adormeceremos com o dólar que conhecemos hoje e acordaremos estremunhados e assustados com o ruído da confusão instalada no mundo em resultado desaparecimento da moeda americana que conhecemos, de mediato substituída por outra declarada 2.000 vezes mais forte. Ou seja, quem tinha 2.000 dólares terá apenas uma moeda das novas.

Será o caos universal com guerras civis generalizadas, como os globalizadores querem, para dizimar o maior numero possível de pessoas. Tudo será destruído e no rescaldo, pensam eles será instalada a nova ordem mundial. Nova ordem porque sucederá à desordem. Isto é que parece que as pessoas ainda não perceberam.

O plano inclui zonas de refugio diferenciadas e já demarcadas incluindo as famosas urbanizações no Dubai e em outros sítios, navios gigantes para mais de 6.000 pessoas, autenticas cidades flutuantes, com avenidas, jardins, lagos e até aeroportos no cimo das suas super-estruturas.

Pessoalmente sou de opinião que os globalizadores lembrando o que lhes aconteceu nas duas anteriores tentativas de domínio do mundo estão a tomar precauções que evitem que sobre eles desabe o ódio das vítimas. Contudo acho que se esqueceram do resultado da luta entre o mosquito e o elefante.

Já cá não estarei pr'a lamentar o que lhes vai acontecer mas, enquanto cá estou, lamento que a sua ambição cega pela riqueza e o ódio aos outros façam os globalizadores esquecerem que o mundo é de todos e ele são meia dúzia. Lamento que não conheçam o episódio de Dien Bien Phu.


PROF's e função pública

(imagem retirada da Net e com identificação "Josh Neuman - www.surrealart.com")


***


Não sou professor mas fui a todas as manifestações por dois motivos:

1 - A desgraça criminosa a que chegou o ensino, destruiu o orgulho de ser e o gosto de ser aluno, não são problemas dos professores, são problemas do país e isso é com todos os PORTUGUESES.

2 - O desgoverno no deste PAÍS sabe que tem cerca de 140 mil professores e professoras por isso se em vez dos 140 mil estivermos lá um milhão e acabarmos a Manifestação em são o governo treme e cai por si.

3 - Concordo com os apelos ao fim das maiorias absolutas a ao não voto no PS mas apelo a que ninguém vote também em nenhum dos outros partidos responsáveis pela catástrofe no ensino e por terem conduzido o País à bancarrota. Portanto não votar PS nem PSD nem CDS. De resto dividamo-nos pelos outros. Cuidado com maiorias absolutas do PCP e do BE. Dividamo-nos nos votos e lutemos pela dignidade deste PAÍS e deste POVO.


***


Povo, Povo, Povo brando.

Acende o rastilho, as acendalhas

Ou Povo diz-me até quando

Aturas estes canalhas


Grita e berra, vai-os ceifando

Queima-os, fá-los em faúlhas.

Ou diz-me Povo até quando,

Vais aturar estes pulhas


Revolta-te Povo, corta os grilhões

Ergue bem alto o teu poder

E faz dele teu escudo eterno


Destrona do poder estes ladrões

Empurra-os pr’o abismo, fá-los arder

Na braseira dos pecadores, no inferno.


***

Aquele abraço de luta e solidariedade

***


Vitorino Batalim

Lisboa, 15-05-2009

quarta-feira, 13 de maio de 2009

FÉ E CONFIANÇA




Nesta Praça de Setúbal, de Elmano;

De Elmano que a si mesmo chamou Sadino,

Penso, faço e refaço o meu plano

Pr’a alterar de Portugal fatal destino.



Como tu Bocage, séculos volvidos.

Teus poemas e odes à liberdade,

Acirram e espevitam nossos sentidos

E nos dão de ti tal coragem e tal vontade.



De ti nos vem a força pr’a lutar

Contra a criminosa tirania renascida

Pelo bem e progresso de Portugal.



Povo, Povo acorda e faz tombar

A ladroagem à tua custa enriquecida

Revolta-te, pega na foice e ceifa o mal.



Vitorino Batalim

Setúbal, 12 de Maio de 2009