terça-feira, 7 de julho de 2009

Atitudes e Posturas

Vi ontem na SIC José Eduardo Bettencourt, enquanto comentava a chegada de Cristiano Ronaldo ao Real Madrid, dizer que no futebol como em todas as áreas tinhamos que aprender a estar todos do mesmo lado quando estiverem em causa interesses nacionais. Parabéns ao Sporting que pelo menos em lucidez tem o melhor presidente. Pelo menos com esta visão não é espectável que o vejamos a fazer a triste figura de Rui Costa quando na final de juniores quis atribuir ao Sporting as responsabilidades dos desacatos provocados por gente do Benfica alegando que o recinto não tinha condições em vez de reconhecer a falta de civilidade dos provocadores dos desmandos. O Rui Costa tem um prestigio perante os portugueses todos que não pode ser posto em causa por si pretendendo defender o indefensável e atitrando culpas pr'a cima de quem as não tem. Rui Costa estava a cima disso e tinha que aí se manter. Não o fez. O perjudicado será ele e por sua culpa, por falta de discernimento e de visão.
Declaro solenemente pela minha honra que não sou particular adepto de nenhum clube de futebol mas que apoio a Selecção Nacional. E dizer isto é dizer que sempre que algum clube português está envolvido em alguma competição internacional eu estou com ele. E foi por esta minha postura permanente que José Eduarto Bettencourt anunciou como sendo a sua que o felicito e escrevo estas linhas.
Desde sempre nunca consegui entender a visão e o espírito mediocres dos portistas que estando envolvidos em alguma competição internacional onde estejam também o Benfica, o Sporting ou qualquer outra equipa portuguesa festeja a derrota que dita a eliminação dos nossos.Mas neste aspecto não consigo distinguir se os benfiquistas são melhores do que os portistas. Sei, pelas re acções que observo que dos sportinguistas há apenas alguma solidariedade com o Benfica contra o Porto que também não deveriam ter porque a guerra Porto-Benfica não lhes diz respeito.
Os festejos que vejo, por vezes, pela eliminação de uma equipa portuguesa numa competição internacional são apenas o reflexo da mediocridade espiritual e mental que caracterisa muitos portugueses. Sim, só pode ser muito mediocre um adepto que assim reage. Só pode ser muito mediocre o adepto que não deseja acima de tudo uma final, qualquer que ela seja, entre o clube da sua preferencia e outro clube português. Só pode ser muito mediocre, como pessoa, o adepto que não deseja, em primeiro, lugar que a taça, com o dinheiro lá dentro, venha para Portugal para depois torcer-aí sim-pelo seu clube. Só pode ser muito mediocre, como pessoa, o adepto do Benfica, do Porto ou do Sporting que não tem em conta as vezes que o seu clube já participou em competições internacionais à custa do seu maior adversário. Só pode ser mediocre, como pessoa, o adepto que não tem em conta o ranking que resulta do sucesso conjunto de todo os clubes portugueses nas competições em apreço.
Sou pela Selecção Nacional, torço por todos os clubes portugueses e pela união do futebol nacional contra o futebol estrangeiro.
Bem haja José Eduardo Bettencourt.

Vitorin Batalim
07/07/2009

Sem comentários: